Especialização / Pós-Graduação Lato Sensu

Engenharia de Segurança do Trabalho

(SEGTRAB)

Objetivo do curso

O curso Engenharia de Segurança do Trabalho (SEGTRAB) tem como objetivo capacitar engenheiros e arquitetos para atuarem na área de Engenharia de Segurança do Trabalho, de acordo com a Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, regulamentada pelo Decreto nº 92.530, de 09 de abril de 1985, buscando nas inovações dos métodos pedagógicos, formar profissionais capazes de orientar seu aperfeiçoamento nas atuações cada vez mais amplas, demandadas pelos novos paradigmas de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente no cenário industrial brasileiro.

Últimas vagas

Carga horária:
650 horas-aula

Data:
Abertura em breve

Duração:
18 meses

Modalidade:
Remoto

Cadastre-se para receber todas as informações sobre o curso.

Por que estudar na Escola Politécnica da UFRJ

Informações importantes

Carga horária:
650 horas-aula

Duração:
18 meses

Data:
Abertura em breve

Modalidade:
Remoto

Carga horária:
650 horas-aula

Data:
Abertura em breve

Duração:
18 meses

Modalidade:
Remoto

COORDENADORA

Claudia do Rosário Vaz Morgado

Diretora da Escola Politécnica da UFRJ (2018-2022). Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (POLI/UFRJ,1988), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1997), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991) e doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ,1994). É Professora Associada IV da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na graduação nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, e no Programa de Engenharia Ambiental - PEA/UFRJ.

As suas linhas de pesquisa integram conhecimentos e ferramentas de análise multicritério, métricas de sustentabilidade, engenharia e gestão do ciclo de vida, riscos socioambientais, governança ambiental e avaliação estratégica.

Foi Coordenadora da implantação do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (2007-2010), Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (2009-2013) e Coordenadora do PRH41 - Programa de Recursos Humanos da ANP-FINEP/MCTI em Engenharia Ambiental Aplicada à Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (2010-2017). Atualmente, está coordenando a implantação do Fórum Nacional de Dirigentes de Instituições de Ensino de Engenharia - FORDIRENGE (2018).