Engenharia e Gestão de Processos de Negócios – Transformação Digital Inteligente
EGPN360-TDI
O novo curso de especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios – Transformação Digital
Inteligente (EGPN360-TDI) é resultado da primeira revisão curricular do pioneiro, reconhecido e bem-sucedido EGPN360.
Como seu antecessor, tem por objetivo apresentar uma visão ampla (360º) e articulada das contribuições da abordagem por processos de negócios e áreas de conhecimento relacionadas, nas organizações tradicionais e contemporâneas, com ou sem fins lucrativos, agora redesenhado no sentido de maximizar o resultado potencial da digitalização dos processos e os resultados sistêmicos da Transformação Digital (TD) nestas organizações.
Hoje tem-se a difusão acelerada da ‘Economia Digital’ em todos os setores, e a TD demanda apurado conhecimento e inteligência na sua condução, para obtenção de resultados positivos, efetivos e socialmente responsáveis.
TD esta que foi sobremaneira acelerada pela pandemia do Covid-19 e pelo contínuo e notável desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Nesse contexto, as organizações precisam repensar (a partir de sólida gestão estratégica, organização do trabalho e de gestão de competências e do conhecimento, de talentos, entre outras perspectivas) seus processos de negócio, para incorporar e se beneficiar das diversas tecnologias da informação existentes e emergentes, construídas sob a confluência da integração na nuvem, da colaboração social, da mobilidade, do uso massivo de dados e agora, mais recentemente, com o intensivo uso de técnicas de Inteligência Artificial, de Machine Learning, do Process Mining, do Robotic Process Automation, de tecnologias habilitadoras consolidadas da Manufatura Inteligente e da Indústria 4.0+ (Sistemas Ciber-Físicos, Machine-to-Machine, Realidade Aumentada, Virtualização, Digital Twins), de trabalho remoto, entre outras.
O EGPN360-TDI incorpora, portanto, o amplo conjunto de tecnologias, disruptivas, no contexto de aplicação da
engenharia, da automação e da gestão por processos de negócios, ampliando o alcance de desdobramentos
abordados, desenvolvendo no discente a capacidade promover a Transformação Digital Inteligente (TDI).
Conheça o curso
Renato Flórido Cameira
COORDENADOR
Doutor (2003) e Mestre (1996) e em Ciências de Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ.
Atuação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de projetos.
Atuação com ênfase na aplicação da Tecnologia da Informação e Automação às organizações, com utilização do arcabouço conceitual e instrumental provido pela Engenharia e Gestão de Processos de Negócios.
Atuação baseada na formação em Eletrônica como Engenheiro (e Técnico) e na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Engenharia de Produção.
Coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão 4.0 (LabSIG 4.0+) da Escola Politécnica da UFRJ e convênios a ele relacionados (com SalesForce, SAP etc.). Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) da Escola Politécnica/UFRJ e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica. Coordenador e docente do Curso de Especialização em Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN360 e EGPN360-TDI ).
Desde 1999, participou da coordenação e como docente de diversos outros cursos de especialização da POLI-UFRJ. Integrou, como pesquisador e coordenador de projetos, o antigo Grupo de Produção Integrada da Escola Politécnica e da COPPE da UFRJ, por 25 anos. Participou como Professor Conselheiro da Enactus Brasil/ UFRJ, em diversos projetos de extensão universitária.
Foi Diretor Adjunto de Desenvolvimento e Extensão da Escola Politécnica por 8 anos, no período entre Mar/2006 e Fev/2014. Antes, suplente da coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica.
Por anos, foi coordenador do Laboratório de Informática da Graduação do Curso de Engenharia de Produção (LIG Produção) e do Laboratório de Informática da Graduação (LIG) “Sala do Futuro” (I-105 – sala de aula informatizada). Atuou como Presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura do Dpto. de Engenharia Industrial da POLI/UFRJ.