MBA / Especialização / Pós-Graduação Lato Sensu

Estruturas Metálicas

(MET)

Objetivo do curso

O objetivo da Especialização em Estruturas Metálicas é formar especialistas com habilidade de apresentar um desenho (projeto) com notação específica de estruturas de aço, conhecer o processo de fabricação envolvido na construção em aço e confeccionar um memorial de cálculo dos elementos e ligações de acordo com as normas vigentes, expandindo o conhecimento abordado na graduação.

Matrículas abertas

Carga horária:
360 horas

Data de Início:
Agosto 2021

Duração:
18 meses

Modalidade:
Remoto

Cadastre-se para receber todas as informações sobre o curso.

Engenheiros recém-formados e/ou profissionais que atuam na área de Engenharia de Estruturas interessados na ampliação de sua área de projeto.
  • Aulas 100% online e ao vivo, diretamente com o corpo docente do curso.
  • Formação que destaca o currículo do discente para empresas nacionais e internacionais, aumentando os níveis de empregabilidade e facilitando a recolocação no mercado de trabalho.
  • Programa construído para contemplar as necessidades do mercado.
  • Abordagem de verificações essenciais em estruturas de aço que não são vistas na graduação, como: aço em situação de incêndio, frequência natural de estruturas, conforto humano, pontes de aço e fabricação.
  • Professores especialistas na área de Estruturas Metálicas.
  • Curso voltado para estruturas de aço.

Módulo l

  • Projeto em aço visa na concepção do desenho (CAD/CAM/BIM), aspectos de fabricação como detalhamento da estrutura e lista de materiais e os produtos em aço.

 

Módulo II

  • Cálculo básico em aço visa o projeto e dimensionamento de estruturas: ações e segurança, perfis laminados e soldados, perfis tubulares e perfis formados a frio.

 

Módulo III

  • Projeto complementar trata disciplinas não vistas normalmente na graduação: dimensionamento em situação de incêndio, fundações de estruturas de aço, tópicos especiais.

 

Módulo IV

  • Projeto avançado em aço: aborda ligações aparafusadas e soldadas, pontes em aço e estruturas mistas.

 

OBS: A ordem dos módulos está sujeita a alterações.

Por que estudar na Escola Politécnica da UFRJ

Informações importantes

Carga horária:
360 horas

Duração:
18 meses

Data de Início:
Agosto 2021

Modalidade:
Remoto

Apoio:

Carga horária:
360 horas

Data de Início:
Agosto 2021

Duração:
18 meses

Modalidade:
Remoto

Apoio:

COORDENADORA

Silvia Corbani

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2001), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012) com período sanduíche em Cornell University. Atualmente é professor adjunto da Escola Politécnica na UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Elementos Finitos, Mecânica da Fratura e Fadiga em Materiais Metálicos, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Aço.