MBA / Especialização / Pós-Graduação Lato Sensu

Engenharia de Processos Upstream

(EPU)

Objetivo do curso

O curso Engenharia de Processos Upstream é concebido para capacitar profissionais na área de engenharia de processos em unidades de produção e processamento de petróleo e gás natural, na síntese, controle e otimização de processos.

Matrículas abertas

Carga horária:
360 horas-aula

Data:
Maio/2022

Duração:
15 meses
(+ monografia)

Modalidade:
Remoto

Cadastre-se para receber todas as informações sobre o curso.

Por que estudar na Escola Politécnica da UFRJ

Informações importantes

Carga horária:
360 horas-aula

Duração:
15 meses
(+ monografia)

Data:
Maio/2022

Modalidade:
Remoto

Carga horária:
360 horas-aula

Data:
Maio/2022

Duração:
15 meses
(+ monografia)

Modalidade:
Remoto

COORDENADORA

Ofélia de Queiroz Fernandes Araújo

Graduada em Engenharia Química pela UFRJ em 1981. Concluiu Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA, respectivamente em 1984 e 1987. Atuou na Oxiteno S.A. de 1989 a 1993, na área de simulação e controle de processos. Em 1993, ingressou na UFRJ, onde desenvolve atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão. Suas linhas de pesquisa comunicam-se através de abordagem de modelagem e engenharia de processos, contemplando produção, transporte e refino de petróleo, separação e utilização de CO2, e utilização de resíduos como matéria prima para processos industriais. Desenvolve métricas e indicadores de sustentabilidade para avaliação comparativa de processos, sistemas e cadeias de produção, e análises de ciclo de vida, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.

Foi coordenadora do programa de pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - EQ/UFRJ de 2007 a 2010 (Mestrado Acadêmico e Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos). Foi vice-coordenadora (de 2012 a 2013), ex-coordenadora (de 2014 a 2015) e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da POLI/EQ/UFRJ (curso de Mestrado Profissional e Doutorado em Engenharia Ambiental). É membro da Comissão Gestora do Programa de Modernização do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental (CAPES/Fulbright) (desde 2019). Coordena o PRH-17/ANP Engenharia Ambiental na Indústria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (desde 2019). É Editora Associada e Membro do Corpo Editorial do periódico Clean Technologies and Environmental Policy (Springer).