MBA / Especialização / Pós-Graduação Lato Sensu

Engenharia e Gestão de Processos de Negócios

(EGPN360)

Objetivo do curso

O curso Engenharia e Gestão de Processos de Negócios (EGPN360) tem por objetivo apresentar uma visão ampla (360º) e articulada das contribuições da abordagem por processos e áreas de conhecimento relacionadas, nas organizações tradicionais e modernas.

Esta pós-graduação desenvolve um profissional capaz de aplicar efetivamente conceitos, ferramentas e experiência de EGPN em projetos de modelagem (p.ex., ARIS Method, BPMN), de identificação, análise e solução de problemas e de melhoria de processos de negócio; em projetos de automação de processos de negócio (p.ex., BPMS, RPA, Process Mining, IA e Machine Learning); em projetos de implantação de tecnologia da informação e automação, incluindo sistemas de gestão empresarial; na gerência de operações orientada por processos de negócio, através de suas diversas aplicações (ou desdobramentos).

Aborda de forma destacada a Gestão da Tecnologia da Informação e Automação, as aplicações associadas à Manufatura Inteligente e à Indústria 4.0, aos Ecossistemas e Modelos de Negócio Digitais, e às tecnologias disruptivas, desenvolvendo no discente a capacidade de articular o uso destes recursos tecnológicos sobre os processos de negócio, promovendo a Transformação Digital.

Matrículas Abertas

Carga horária:
360 horas-aula

Data de início:
Setembro/2022

Duração:
24 meses

Modalidade:
Remoto

Cadastre-se para receber todas as informações sobre o curso.

Por que estudar na Escola Politécnica da UFRJ

Informações importantes

Carga horária:
360 horas-aula

Duração:
24 meses

Data de início:
Setembro/2022

Modalidade:
Remoto

Carga horária:
360 horas-aula

Data de início:
Setembro/2022

Duração:
24 meses

Modalidade:
Remoto

COORDENADOR

Renato Flórido Cameira

Mestre (1996) e Doutor (2003) em Ciências de Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ. Atuação em atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de projetos. Atuação com ênfase na aplicação da Tecnologia da Informação e Automação às organizações, com utilização do arcabouço conceitual e instrumental provido pela Engenharia e Gestão de Processos de Negócios. Atuação baseada na formação em Eletrônica como Engenheiro (e Técnico) e na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em Engenharia de Produção.

Coordenador do Laboratório de Sistemas Integrados de Gestão 4.0 (LabSIG 4.0) da Escola Politécnica da UFRJ e convênios a ele relacionados (com SalesForce etc.). Membro da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP) da Escola Politécnica/UFRJ. Coordenador do Laboratório de Informática da Graduação do Curso de Engenharia de Produção (LIG Produção) e da "Sala do Futuro" (I-105 - sala de aula informatizada). Presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura do Dpto. de Engenharia Industrial da POLI/UFRJ. Foi pesquisador do Grupo de Produção Integrada da Escola Politécnica e da COPPE da UFRJ. Foi Diretor Adjunto de Desenvolvimento e Extensão da Escola Politécnica por 8 anos, no período entre Mar/2006 e Fev/2014. Antes, suplente da coordenação do Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica.